A linha de produtos FPS Ecoplan ME12 conta hoje com mais de 600 ferramentas desenvolvidas para atender o mercado de máquinas rodoviárias e de mineração. Esta linha de peças é composta por pontas, suportes, dentes, cantos, protetores de caçamba, lâminas, sobre lâminas, segmentos e aros motriz, fabricadas na liga especial ME12, garantindo superior resistência e durabilidade do aço.

Em 1990 foram iniciados diversos testes em minerações, principalmente as de granito, basalto e calcário em que as ligas de aço testadas tinham de resistir ao impacto com rochas e ao mesmo tempo apresentar um rendimento superior em terrenos abrasivos.

Após vários testes e análises a Ecoplan lançou em 1991 a liga de Aço ME12. Esta superliga de aço tem em seu DNA o carbono, o silício e o manganês que ligados ao cromo, níquel e molibdênio formam uma composição química extremamente complexa com elementos que potencializam as propriedades mecânicas do aço. O Aço ME12 Ecoplan é submetido a três tratamentos térmicos que proporcionam as características necessárias para o atendimento das rigorosas demandas do mercado.

A tecnologia e a qualidade Ecoplan, aliadas à elaborada liga de aço e ao rigoroso controle do tratamento térmico, produzem ferramentas resistentes e duráveis para os trabalhos mais exigentes da construção pesada e da mineração.