Fundada no ano de 1987, a ECOPLAN AÇOS ESPECIAIS iniciou sua indústria de fundição na cidade de Cachoeirinha/RS, com o objetivo de fornecer peças de desgaste para os equipamentos de BRITAGEM E MOAGEM da Ecoplan Mineração, empresa voltada à produção de minério de calcário na região de Nobres/MT, pertencente ao mesmo grupo societário.

A demanda de outras minerações fez com que a fábrica de fundidos expandisse juntamente com sua tecnologia de processos, e logo a Ecoplan iniciou uma segunda linha, a de PEÇAS ESPECIAIS PARA INDÚSTRIA – peças com especificações particulares, desenvolvidas sob encomenda para empresas do setor metal mecânico e montadoras de máquinas industriais e rodoviárias.

Seguindo sua estratégia de crescimento contínuo e diversificado, em 1991 criou-se a linha de peças de desgaste e reposição para equipamentos de Penetração de Solo, a linha FPS – FERRAMENTAS DE PENETRAÇÃO DE SOLOS, hoje reconhecida nacionalmente por sua alta qualidade e resistência superior.

Após longo processo de pesquisa de materiais e teste de campo, no ano de 2007 a empresa entrou no segmento FERROVIÁRIO, desenvolvendo uma linha de peças tais como Engates, Mandíbulas, Braçadeiras, entre outros componentes para vagões e vias permanentes.

Atualmente a Ecoplan Aços Especiais localiza-se em um Parque Industrial de 28.000 m2, com planta fabril de 13.000 m2 e capacidade produtiva de 500 toneladas por mês, atuando com solidez em diversos setores onde a necessidade especializada de fundidos em aço e ferro se faz presente.

A Ecoplan segue nesta trajetória de crescimento e diversificação, investindo cada vez mais em tecnologia, inovação, qualidade, produtividade e outras melhorias, visando a satisfação plena de seus clientes, de seus colaboradores e de sua comunidade local.