image004

Enacal2015ENACAL 2015

Enacal termina pregando melhores resultados na agricultura;
em 2016, será no Paraná

A edição 2015 do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal) foi encerrada com um compromisso de melhoria nos resultados do agronegócio brasileiro. Para isso, a indústria de calcário buscará ampliar o espaço entre os insumos utilizados no campo.

Ao mesmo tempo, os processos nas empresas do segmento do calcário estarão em pauta. Melhoria na gestão e nos trabalhos operacionais segue como objetivo, conforme mostrou a programação do evento, encerrado neste dia 13 de novembro em Cuiabá (MT). A edição do ano que vem será no Paraná.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) e Sindicato das Indústrias de Extração do Calcário do Estado do Mato Grosso (Sinecal-MT). A iniciativa contou com apoio do Governo do Estado do Mato Grosso e da Federação da Indústria do Estado do Mato Grosso (Fiemt).

“Nosso compromisso é muito maior que comercial. Ampliar o uso do calcário no Brasil significa fortalecer e impulsionar a produção agrícola, tanto para atender o mercado interno como o externo. Queremos que o Brasil cresça”, disse o presidente da Abracal, Oscar Alberto Raabe, durante a cerimônia de homenagem aos organizadores e participantes.

Para o presidente do Sinecal MT, Francisco Penço, esse cenário foi desenhado já dentro da programação de palestras. “Inovação é a palavra chave para a indústria de calcário”, afirmou.

Raabe e o diretor executivo da Abracal, Fernando Carlos Becker, agradeceram os patrocinadores – as empresas IBE Metal, Ecoplan, Granaço Fundição e Usinagem, Metso Brasil, Delphi Sistemas de Gestão e Eletroterra Automação Industrial.

Um dos destaques do evento foi o fato de o consumo de calcário na agricultura brasileira ter superado o de adubo, interrompendo uma série histórica. Porém, esse avanço precisa ser maior, segundo Raabe, para que ocorra um salto também na produtividade por hectare.

O Enacal 2015 ocorreu de 11 a 13 de novembro, no hotel Delmond. A programação incluiu o 2.o Congresso Nacional de Correção e Fertilidade do ‎Solo. No encerramento, na tarde do dia 13, a sucessão familiar em empresas foi discutida, com apresentação de cases.

Data: 13/11/2015
Fonte: Assessoria de Imprensa – Abracal

image008 image015